sábado, 1 de outubro de 2011

Modo de Preparo Do,


Chimarrão com mescla: Pode-se acrescentar à água de preparo do chimarrão vários tipos de erva, para acentuar o sabor ou para fins medicinais, tais como boldo, camomila, capim-limão, carqueja, funcho, guaco, hortelã, marcela, poejo. As mesclas nunca devem ser colocadas junto com a erva mate, porque podem impregnar a cuia com diferentes sabores. 

Tererê: 
Bebida feita com erva mate verde e água fria, podendo ser bebida tanto em cuia como em copo.

Mate doce: Prepara-se o chimarrão de modo tradicional, acrescentando uma colher de açúcar a cada cuia. Pode-se substituir o açúcar por mel, açúcar mascavo ou uma folha de stevia.

Mate doce argentino: Numa panela especial, queime uma colher de açúcar junto com a erva mate, despeje água quente e aguarde um pouco. Após peneirar a infusão, sirva-a em chícaras.

Mate com leite : Prepara-se o chimarrão do modo convencional. Em lugar de água, coloca-se leite fervido, com açúcar e canela.

Chá de mate: Prepara-se a infusão do mesmo modo que qualquer outro chá. Para o chá de erva mate verde, usam-se duas colheres para cada xícara; para a erva mate tostada, basta uma colher. Já existem produtos industrializados de chá tostado, tanto em saquinhos como em pó solúvel. Pode-se também substituir a água pelo leite. 

Xeque mate: Os ingredientes são 1/2 cálice de rum, conhaque ou whisky, algumas gotas de limão e chá de mate quente ou frio. Bata a mistura no liquidificador.

Vitamina: Acrescente 1/4 de maçã em fatias a um copo de mate gelado e liquidifique.

Sundae: Bata no liquidificador 1 copo de mate gelado e 1 bola de sorvete de creme. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário