sexta-feira, 30 de setembro de 2011

TRADICIONALISMO GAÚCHO, 45 ANOS DE MTG

                            Movimento Tradicionalista Gaúcho ! 

A história do Movimento Tradicionalista Gaúcho pode ser contada a partir de vários momentos. Alguns reconhecem como ponto de partida a fundação do Grêmio Gaúcho, por Cezimbra Jacques, em 1889. Outros, a ronda gaúcha, no Colégio Julio de Castilhos, de 1947. Ainda há quem defenda como marco inicial a fundação do 35 CTG, em abril de 1948 ou a realização do 1º Congresso Tradicionalista Gaúcho, em 1954, ou, ainda, a constituição do Conselho Coordenador, em 1959. Tenho comigo que, seja qual for o ponto de partida, o importante é que, em 1966, durante o 12º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado em Tramandaí, foi decidido organizar a associação de entidades tradicionalistas constituídas, dando-lhe o nome de Movimento Tradicionalista Gaúcho, o MTG.
          Assim é que, desde 28 de outubro de 1966, a Instituição se tornou conhecida como MTG.
Muitas pessoas contribuíram para que o MTG se tornasse uma organização reconhecida e respeitada. Nas atividades diárias, nos congressos e convenções, nos eventos de âmbito estadual, nos debates sobre a história, música, folclore, cavalgadas, fandangos, jovens, família, valores, princípios, crenças e tudo o mais que fascina os tradicionalistas, destacaram-se figuras importantes do movimento, tais como Manoelito de Ornellas, Glaucus Saraiva, Hugo da Cunha Alves, Guilherme Schults Filho, Gerciliano Alves de Oliveira, Ieno Severo, Vasco Mello Leiria, Cyro Dutra Ferreira, Helio Moro Mariante, Luiz Carlos Barbosa Lessa, para citar alguns dos que já se foram.
Neste ano, em que comemoramos quatro décadas, é justo que nos lembremos daqueles que construíram o MTG. Lembrar dos pioneiros e homenageá-los é retomar e fortalecer as razões que fundamentaram a criação dessa que é, sem dúvidas, a maior entidade social que conhecemos: são quase 1500 entidades juridicamente constituídas e mais de um milhão de associados. Um fabuloso exército de pessoas que acreditam nas mesmas coisas e se dedicam aos mesmos fazeres culturais.
          O MTG é um orgulho do Rio Grande do Sul, não só pela estrutura que possui no Estado, mas pela dimensão mundial que tomou. No Brasil temos dez federações e uma Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha. Congregamos mais de três milhões de pessoas. No exterior há mais de 20 núcleos em que a cultura, a história e os costumes do Rio Grande são vivenciados diariamente.
          O tema, “MTG 40 anos: Raiz, Tradição, Futuro”, nos dá a dimensão do próprio movimento. Fortalecidos na história, nossa raiz, imersos na tradição resultante da prática continuada de usos, hábitos e costumes, nos voltamos para a construção do futuro.
Reafirmamos a cada dia a lição de Onésimo Carneiro Duarte, por seis vezes presidente do MTG: “Cultivar a tradição, para nós do Movimento Tradicionalista Gaúcho, não é uma atitude de contemplação saudosista. É, principalmente, a preocupação em manter livre para nossos filhos e netos a estrada aberta pelos bisavós. Felizes dos povos que ainda possuem cultura própria. Não é culpa dos gaúchos se a possuímos e cultivamos.”




Nenhum comentário:

Postar um comentário